Pesquisadora da Brazilian Soil Health Partnership apresenta estudo no ISTRO 2024
A Brazilian Soil Health Partnership tem o orgulho de anunciar a participação da pesquisadora Karina Polizeli no Congresso Internacional do ISTRO (International Soil Tillage Research Organization), evento que reúne especialistas globais em manejo do solo, tráfego no campo e sustentabilidade agrícola.
Em sua apresentação, intitulada "Livestock Integration and the Role of Roots on Soil Physical Quality Under Conservation Agriculture", Karina destacou a importância das práticas de conservação em pastagens para melhorar a qualidade física do solo por meio do desenvolvimento radicular.
O estudo, realizado no Centro de Inovação Tecnológica em Agricultura (NITA), no sul do Brasil, investigou o efeito residual de atributos radiculares nas propriedades físicas do solo em diferentes sistemas de integração pecuária, incluindo sistemas de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta. Entre os resultados, evidenciou-se que a adoção de práticas conservacionistas mantém atributos físicos adequados, além de contribuir para o uso sustentável do solo sem a necessidade de expansão para novas áreas agrícolas.
Karina também apresentou a Brazilian Soil Health Partnership, uma rede composta por 45 pesquisadores comprometidos com a ciência de excelência para o uso responsável do solo. A parceria reforça o compromisso do Brasil com a pesquisa científica e a disseminação de práticas agrícolas sustentáveis.
A participação no ISTRO reafirma o papel da Brazilian Soil Health Partnership na liderança científica e na construção de soluções para os desafios globais relacionados ao manejo e à saúde do solo.