Professor do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ-USP, área de Manejo e Qualidade do Solo. Engenheiro Agrônomo (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2006-2011), Bacharel em Administração (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2007-2012), Mestre em Agronomia (PPG em Agronomia: Agricultura e Ambiente - UFSM, 2011-2013), Doutor em Ciências, área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - ESALQ/USP, 2013-2016). Foi pesquisador visitante (2015) do United States Department of Agriculture (USDA) - National Laboratory for Agriculture and the Environment (NLAE), Ames-IA e Pós-Doutorado (2016-2018) no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Suas pesquisas visam quantificar e compreender os impactos do uso da terra e de práticas de manejo na saúde do solo, dinâmica de carbono e na provisão de serviços ecossistêmicos em ecossistemas agrícolas e naturais. É vice-diretor do Center for Carbon Research in Tropical Agriculture (CCARBON), e vice-diretor do programa Nature Based Solutions (NBS) do Research Center for Greenhouse Gas Innovation (RCGI) e coordenador da Brazilian Soil Health Partnership. É bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciência. Recebeu o Prêmio Fundação Bunge - Juventude em 2022 (Ciências Agrárias - "crédito de carbono e agricultura regenerativa) e desde 2021 é listado com um dos pesquisadores mais influentes da ciência mundial.
Maurício Roberto Cherubin
Carlos Roberto Pinheiro Junior
Coordenador
Vice - coordenador
Maria Eduarda Santana S. Fonseca
Disseminação científica
Engenheiro Agrônomo (2017), Mestre (2018) e Doutor (2022) em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como professor substituto (2019-2021) no Departamento de Solos da UFRRJ, ministrando as disciplinas de Física do Solo e Aptidão Agrícola e Manejo dos Solos. Desenvolve projetos na área de Pedologia (gênese, morfologia e classificação de solo) com ênfase em mecanismos de acumulação de carbono orgânico e inorgânico em Black Soils. Também desenvolve projeto de pesquisa na área de Manejo do Solo, buscando compreender os principais drivers (uso da terra, clima, topografia) de acúmulo de carbono orgânico do solo sob diferentes condições edafoclimáticas no Brasil. Atualmente é bolsista de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), membro do Soil Health Management Research Group - SOHMA e vice-coordenador da Brazilian Soil Health Partnership.
Graduanda em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), com foco em manejo e saúde do solo. Atualmente, atua como bolsista de disseminação científica na Brazilian Soil Health Partnership, onde desenvolve atividades de extensão, disseminação científica e articulação com pesquisadores. É membro ativo do Soil Health and Management Research Group (SOHMA), ocupando o cargo de líder de marketing, após ter sido coordenadora da graduação. Em 2024, foi premiada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo com o título de melhor apresentação de pôster no Encontro Paulista de Ciência do Solo.