Lançamento da Brazilian Soil Health Partnership busca ampliar o conhecimento em relação à saúde do solo no Brasil
Mendes, que destaca a importância da bioanálise de solos (BioAS) como ferramenta prática de manejo; notícias e premiações conquistadas por membroS da BSHP, além de eventos nacionais e internacionais ligados à saúde do solo.
A newsletter reforça o propósito central da BSHP de mostrar que a saúde do solo é um elo entre biodiversidade, produtividade agrícola e sustentabilidade. Ao valorizar tanto descobertas científicas quanto experiências de campo, a Soil Health News pretende inspirar ações que promovam uma agricultura regenerativa e fortaleçam a resiliência dos ecossistemas e das comunidades rurais. Assim, a newsletter reforça a missão central da BSHP: transformar conhecimento em ação para restaurar, conservar e valorizar os solos brasileiros.
Confira a newsletter Completa!


A Brazilian Soil Health Partnership (BSHP) é uma rede colaborativa que reúne pesquisadores, instituições públicas e privadas possibilitando a conexão entre cientistas, produtores e atores do setor agrícola e sociedade em geral com o objetivo de promover a saúde do solo como base para uma agricultura mais sustentável e resiliente. A iniciativa busca integrar ciência, prática agrícola e políticas públicas, fortalecendo o diálogo entre quem produz conhecimento e quem o aplica no campo. Por meio dessa atuação em rede, a BSHP contribui para a disseminação de práticas regenerativas, o aprimoramento do manejo do solo e a valorização do papel dos ecossistemas na manutenção da produtividade e da biodiversidade.
Como parte de suas ações de comunicação e integração, a BSHP acaba de lançar a primeira edição da Newsletter Soil Health News, um informativo digital que conecta descobertas científicas, experiências de campo e discussões sobre políticas e inovações ligadas à saúde do solo para que produtores, técnicos e estudantes fiquem por dentro do que está sendo produzido na academia. Sob a organização do Prof. Dr. Maurício Roberto Cherubin¹, e com textos produzidos por Victório Santos Souza², Carlos Roberto Pinheiro Junior³, Maria Eduarda Santana S. Fonseca⁴ e Eloisa Honorato Rocha⁵, além da revisão de Leidivan Almeida Frazão⁶ e Felipe Bonini da Luz⁷, a publicação tem como propósito tornar o conhecimento técnico mais acessível e aplicável, facilitando a troca entre diferentes setores e promovendo uma visão sistêmica da sustentabilidade agrícola. Nesta edição, com o tema “Solo Vivo”, a edição inaugural apresenta resultados de pesquisas realizadas no Cerrado e na Caatinga, que evidenciam o papel de sistemas integrados com leguminosas e do microbioma na restauração da saúde do solo; o relato da pesquisadora Dra. Ieda de Carvalho

